quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Música e beberragem


O título já diz tudo: a música e a bebida tem andado juntas desde os primórdios do eruditismo. Mozart? Bêbado. Beethoven? Bêbado. Vivaldi? Bêbado. Robert Plant? Bêbado. Ozzy? Bêbado também... Indiferente do momento histórico - e tenho a impressão de que pouco mudou de lá pra cá - a bebida tem sido a companheira fiel de praticamente todos os músicos. Na atualidade, há uma pá de exemplos a serem tomados. "Nunca vi boa amizade nascer na leiteria. Uísque é o melhor amigo do homem. Uísque é o cachorro engarrafado." já dizia Vinicius de Moraes.


O curioso é perceber que há predileções, divergências de paladares nos diversos grupos do mundo musical. O grupo do samba e MPB, por exemplo, não abrem mão de uma cachaça e de uma cerveja bem gelada.

Os adeptos do Rock, por sua vez, bebem praticamente de tudo (já vi gente bebendo alcóol etílico, gasolina, desinfetante...) mas arrastam uma asa - certamente - para os destilados. É batata: grupo de amigos vestidos com roupas escuras e all-star provavelmente estão com uma garrafa de Refri misturada com destilado. Se tiver um violão junto, há uma chance de haver vinho também.

Jazz, blues, soul, funk... acho que combinam com Uísque, realmente, assim como a bossa. Esta última, entretanto, também combina com cerveja e canha.


Também podemos observar através dos ritmos: os mais alegres, pra cima, pedem uma bebida leve, que possa ser tomada em grandes quantidades. Os ritmos mais melancólicos, entretanto, pedem bebidas mais fortes (pessoas melancólicas não tem a intenção de ficar até o final da festa) ou elaboradas, como drinks doces e/ou flamejantes.


Seja qual for o seu estilo músical predileto, o que realmente vale é a experimentação e a moderação. No final das contas, só se pode escolher uma predileta depois de saborear muitas.


Muitas doses pra vocês!

5 comentários:

Luísa Amaral disse...

Eu concordo em gênero, número e degrau! :D Até pq, rolam boatos de que o CD novo do Ozzy (sem álcool nas composições) está uma bosta!

A bebida caracteriza muito não só o estilo músical mas também a pessoa em si. Eu ainda acho que a bossa tá mais pra ceva pra quem ouve e whiskey pra quem toca. :P

Que venha mais bebida pra todos nós e muito mais música.

Fanny disse...

Cara, Cerveja é muito mais que bebida pra mim!
Whiskey, queria poder ter renda para tomar de qualidades superiores.

Vinho, sempre cai bem no invreno.

Canha com refri, pra qualquer momento da madrugada.

já dos drinks, conheço pouco. mas gosto de alguns, tipo Gin Tônica.

Henrique Umpierre disse...

Tchê, se tu nunca viste amizade começar na leiteria, não prestaste atenção em um dos melhores filmes já feitos (que há pouco saiu na tua mão da minha casa, por ser teu). "Drink milk, my friends!"

Stigger disse...

Quem postou isso fui eu, o Eduardo. Na verdade, o Laranja Mecânica pertence ao Fanny.

É o pequeno problema de não ter me identificado no post. Resolverei isso mais tarde.

Henrique Umpierre disse...

Putz, furo meu, então!
Foi mal, abraço!